A segurança hídrica do semiárido piauiense ganhou um novo capítulo com a construção da Adutora de Jaicós, uma das principais obras estruturantes em execução no estado. Com investimento superior a R$ 128 milhões, o sistema terá 54,5 quilômetros de extensão, levará água da Barragem Poço do Marruá até Jaicós e beneficiará cerca de 22 mil pessoas, substituindo gradativamente o abastecimento por carros-pipa por uma solução permanente.
A adutora faz parte de um conjunto de mais de 39 obras e ações executadas pelo Governo do Piauí no município, com investimentos superiores a R$ 181 milhões. As iniciativas fortalecem a infraestrutura urbana e rural, ampliam o acesso aos serviços públicos e impulsionam o desenvolvimento econômico e social de Jaicós.
Obras alcançam diferentes áreas do município
Além da adutora, o Governo do Estado implantou sistemas de abastecimento de água nas comunidades Baliza, Morro da Pinicada, Tanquinho, Baliza dos Ambrósios e Chapada dos Antônios Lopes, ampliando o acesso à água para famílias da zona rural e reforçando a convivência com o semiárido.
Na segurança pública, Jaicós recebeu a nova Unidade Integrada da Segurança Pública (UISP), que fortalece a atuação das forças policiais e amplia a capacidade de atendimento à população. O município também foi contemplado com obras de recuperação e melhoramento de estradas vicinais, novas etapas de pavimentação urbana e construção de passagens molhadas, facilitando o deslocamento entre comunidades e o escoamento da produção rural.
Os investimentos também chegaram à educação e ao esporte. Escolas da rede estadual, como os Cetis Frutuoso Jusselino, Lili Silveira e Anísio de Abreu, além do Ceja Professor Mariano da Silva Neto, passaram por reformas e melhorias estruturais. O município ainda recebeu um novo estádio de futebol e a revitalização da Praça da Matriz, ampliando os espaços destinados ao esporte, à convivência e ao lazer.
Outras nove obras seguem em andamento, consolidando Jaicós como um dos municípios que mais recebem investimentos estruturantes do Governo do Piauí no semiárido.