Adolescente brasileiro morre em ataque no Líbano

Jovem de 15 anos foi atingido em ofensiva aérea israelense nesta quarta-feira (25)

Um adolescente brasileiro de 15 anos, identificado como Ali Kamal Abdallah, foi morto em um ataque aéreo israelense no Líbano. A informação foi confirmada pelo Itamaraty nesta quarta-feira (25). O jovem, que nasceu em Foz do Iguaçu, Paraná, estava acompanhado de seu pai, de nacionalidade paraguaia, quando o incidente ocorreu no Vale do Beqaa, a cerca de 30 quilômetros da capital Beirute.

Essa é a primeira morte de um brasileiro registrada na recente escalada de conflitos no Líbano. A embaixada brasileira em Beirute está oferecendo assistência aos familiares da vítima.

A Embaixada começou a consultar, na terça-feira (24), brasileiros que residem no Líbano sobre a possibilidade de receber apoio do governo para deixar o país. Brasileiros foram orientados a preencher um formulário para auxiliar no planejamento de uma eventual operação de resgate.

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Damasceno, afirmou que a força está preparada para realizar uma operação de resgate se necessário. “Temos todos os planos sempre prontos”, declarou o comandante.

O Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com aproximadamente 22 mil pessoas. A embaixada também recomendou que os brasileiros evitem viajar para o Líbano e que aqueles que estão no país considerem deixar a região até que a situação se normalize.

Além disso, a Embaixada alertou para que os que decidam permanecer evitem o sul do Líbano, áreas de fronteira e outras zonas de risco. Foi enfatizada a importância de seguir as orientações de segurança das autoridades locais e adotar medidas de precaução.