A cidade de Picos/PI está de luto. Morreu um de seus ilustres filhos: o comerciante Almir Sá.
José Almir de Sá, um dos empresários mais influentes de Picos, faleceu na tarde deste sábado (22/03), aos 82 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês. A família confirmou a morte, mas não informou a causa do falecimento.
Almir Sá foi responsável por investimentos estratégicos que impulsionaram o desenvolvimento de Picos. Seu trabalho e visão ajudaram a fortalecer diversos setores da economia local, consolidando sua posição como um dos grandes nomes do empreendedorismo na região.
Este escrevinhador tem lembrança afetiva de criança que envolve a figura de Almir Sá.
Sua loja principal (um magazine) fica na Tv. Joaquim Santos, na cidade de Picos. Por muito tempo funcionou também como um entreposto informal dos Correios. Como um local de tardia, mas efetiva, comunicação. Minha família residia na roça, no interior de Bocaina, sem endereço na Empresa Brasileira de Correios. Os filhos que migraram para São Paulo, endereçavam as cartas para o pai e a mãe para a loja de Almir Sá, em Picos.
Aos sábados, papai e outros chefes de família que na roça residiam, iam à “feira” em Picos e reservavam um momento para passar em Almir Sá e pegar as correspondências que ele colecionara durante a semana e guardara com zelo. Ao chegar da “feira” em casa, papai era, invariavelmente, questionado pela mamãe: “passou em Almir, tinha carta de SP?”
Papai e mamãe criaram admiração e respeito por Almir Sá.
Eu, mesmo tendo poucas vezes ido à Loja Almir Sá e falado com o proprietário, registro a mesma admiração que meu pai e lamento profundamente a perda deste cidadão.
Quando da morte do médico Oscar Eulálio, também de Picos, eu escrevi e disse que naquele dia ficava um pouquinho mais sem meu pai e minha mãe tão amigos que eram do Dr. Oscar.
Agora, com a morte de Almir Sá, também fico um pouquinho mais sem meu pai e minha mãe.
Que Deus conforte a família.
Que Picos saiba admirar e respeitar este filho seu.
Veja também: Dr. Oscar morreu hoje – “admiração” é a palavra que tenho para ele