A filha da vendedora ambulante negra vai ser Doutora

“Pode gritar”, mamãe

Um vídeo emocionante protagonizado por Ana Beatriz Bezerra, uma estudante carioca de 23 anos, conquistou as redes sociais na última quarta-feira (15). Nas imagens, Ana Beatriz compartilha com sua mãe, Eliene Bezerra, a notícia de que foi aprovada no curso de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A conquista é fruto de anos de esforço da jovem e do apoio de sua família, especialmente de sua mãe.

No vídeo, que já ultrapassou meio milhão de visualizações, a irmã de Ana registra o momento em que Eliene recebe a notícia. Em entrevista ao g1, a jovem destacou que a mãe trabalha há 10 anos vendendo lanches no Centro do Rio de Janeiro e que foi graças a esse trabalho que ela pôde investir na preparação para o vestibular. Inicialmente, Ana Beatriz estudava por meio de cursos online pagos, até conseguir uma bolsa integral em um curso pré-vestibular.

“Foi esse trabalho dela e a ajuda de alguns familiares que me permitiram conquistar esse sonho”, disse Ana Beatriz. A estudante enfrentou cinco anos de tentativas para ingressar em medicina, período em que conciliou trabalho e estudos. Sem um bom computador, utilizava um caderno e um tablet para se preparar. “Fiquei 5 anos tentando e bati na trave 2 anos seguidos, mas finalmente agora deu certo”, comemorou.

A persistência deu resultado: Ana Beatriz alcançou a 8ª colocação no vestibular deste ano. Antes disso, cursou um semestre de enfermagem com bolsa do Prouni em 2022 e chegou a ser aprovada em Biologia na Unirio em 2024, mas decidiu continuar tentando medicina.