Pensar Piauí

Seduc e Sejus realizam ação na Penitenciária Feminina

O Programa Mulheres Mil trabalha a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realizou hoje (13), na Penitenciária Feminina de Teresina, uma atividade educativa sobre higiene envolvendo a equipe gestora da Seduc e da Sejus, corpo docente e reeducandas do programa nacional Mulheres Mil.

A ação teve como tema a Promoção da saúde da mulher, através do cuidado físico, mental e nutricional, com o objetivo proporcionar o conhecimento sobre higiene física, mental e alimentar de forma dinâmica e interativa.

Na oportunidade, a médica infectologista, Rosânia de Araújo Almeida, proferiu uma palestra na qual orientou as reeducandas quanto à importância da higiene física na prevenção de doenças; sobre os métodos preventivos de controle de infecções; a importância da higiene a fim de controlar a ansiedade e manter uma boa autoestima; o incentivo à prática correta de higiene na manipulação de alimentos; e identificação de algumas doenças causadas pela falta de higiene dos alimentos.

Ainda foram realizadas atividades lúdicas e dinâmicas de grupo abordando o tema principal do evento, como forma de promover a integração e participação da reeducandas.

Em seguida, foi realizada uma oficina titulada “Dado da Higiene”, utilizada para proporcionar uma roda de conversa quanto à higiene por meio do jogo de dados. Em cada face do dado há uma abordagem quanto ao tema (higiene física, alimentar e mental). O objetivo foi a promoção do diálogo de cada tipo de higiene através da valorização dos conhecimentos prévios das reeducadas quanto ao assunto.

Para a reeducanda Iasmim da Silva, essa ação é muito importante para o cotidiano de todas. “Estamos tendo uma grande oportunidade de desenvolver uma atividade diferente e aprender sobre a higiene de forma geral, coisa muito importante para nossa vida aqui dentro. Seja qual for a ação que venha pra nós é boa, pois assim nos ocupamos e o tempo aqui dentro passa mais rápido”, ressaltou ela.

O Programa Mulheres Mil trabalha a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania, ofertando, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional.

Fonte: Pensar Piauí

ÚLTIMAS NOTÍCIAS