Pensar Piauí

Ônibus na parada? Veja pela net!

Ônibus na parada? Veja pela net!

Uns 30 anos atrás, nem se podia imaginar que você conseguiria ter em um só aparelho suas músicas preferidas, câmera fotográfica, filmadora digital e um telefone com acesso à web. Mas hoje isso é realidade, a tecnologia tornou isso possível. Será que você se lembra como era a vida antes do smartphone, do iPad e do Wi-Fi.

Atualmente no mundo da globalização temos que admitir que o avanço tecnológico vem contribuindo muito para facilitar o cotidiano das pessoas. Nos grandes centros urbanos não temos tempo a perder, a correria do dia-a-dia, requer praticidade, rapidez, profissionalismo e principalmente agilidade.

O que parecia impossível antes, hoje é realidade, imagine você sair de casa sabendo exatamente que horas seu ônibus coletivo, metrô ou trem vai passar em determinado ponto. Isso facilita e agiliza muito a vida das pessoas. Imagine também você fazer uma viagem a negócios ou de lazer para uma cidade que você ainda não conhece e ficar sabendo das rotas de todos os transportes urbanos.

Para facilitar essa locomoção contamos agora com a contribuição de vários aplicativos como Google Maps, Google Transit e outros. Serviços extremamente úteis tanto para quem conhece a cidade, como para quem está apenas de visita.

Em Teresina, desde janeiro deste ano, existe em operação o aplicativo Moovit, disponível para as principais plataformas de smartphones, e também pela web. Até agora cerca de 25 mil pessoas já se tornaram usuários do aplicativo.

Uma vez instalado em seu aparelho, o usuário tem acesso às informações de linhas de ônibus com seus respectivos horários de passagem no ponto de parada mais próximo da sua localização geográfica no momento.

A partir desse princípio, pode-se definir os pontos de origem e destino que se deseja (origem pode ser o ponto instantâneo em que o usuário se encontra, como também qualquer outro ponto da cidade), e o aplicativo indica qual o percurso para a parada mais próxima, e quais as linhas e horários previstos. A informação é do gerente de planejamento da Secretaria de Transporte do município de Teresina, Vinicius Rufino.

Segundo ele, o aplicativo Moovit serve ainda como suporte a qualquer tipo de geolocalização, orientação geográfica de pessoas e quanto ao suporte a qualquer tipo de trabalho que necessite visualização em bases cartográficas. “Os aplicativos de orientação para usuários são bem importantes para o planejamento de viagens, principalmente dentro da realidade atual de mobilidade urbana, aonde qualquer tipo de planejamento prévio pode significar um ganho considerável de tempo no percurso que se deseja realizar. Facilita muito, especialmente pra quem não conhece a cidade, porque viabiliza que essa pessoa alcance o local desejado com a máxima precisão possível, e ao custo de uma ou duas passagens de ônibus, bem mais em conta, muitas vezes, que fazer o mesmo percurso por outro meio de transporte” frizou ele.

Segundo o educador, Francisco Ribeiro da Silva, essa é uma importante estratégia para a locomoção para o seu trabalho. “Moro na zona norte e trabalho na sede da Secretaria de Educação, pego um ônibus que atravessa a cidade inteira e tendo exatamente o horário que chega em minha parada, fica mais fácil pra mim, perco menos tempo”, falou ele.

Mas há quem tenha opinião contrária a esse tipo de investimento na cidade de Teresina. Para o Supervisor Educacional, Rodrigo Mendes de Carvalho, esse aplicativo não é importante para Teresina, pois ele considera a capital do Piauí ainda pequena em relação a grandes centros e afirma que deve ser investido principalmente na melhoria da qualidade do transporte público. “Temos uma frota de ônibus sucateada, a integração que não funciona, terminal que não funciona. Nem todo mundo tem acesso a informática ou pode obter um smartphone, o ideal seria que tivesse cartazes e placas informativas algo bem mais barato que um aplicativo. Na minha opinião estão usando a tecnologia para disfarçar os problemas do transporte público”, frisou ele.

Já para o técnico de informática, Agnelo Matos, com o aplicativo, a vida se torna mais prática e eficaz. “Ao sair de casa já temos uma referência do local, sem contar com a economia de tempo que obtemos, até mesmo porque atualmente vivemos numa correria tentando conciliar trabalho e estudos, isso nos da mais comodidade e mobilidade” afirmou Agnelo.

O estudante universitário, Bernardo Lúcio Procópio, acha o aplicativo muito interessante, principalmente em relação a redução do tempo para chegar até o locais desejados. “Hoje em dia temos que ser práticos e isso nos faz perder menos tempo".

No momento em que o transporte público de Teresina esteve na ordem do dia do debate da cidade com a questão do ar-condicionado dos ônibus, o PensarPiauí traz mais este assunto relacionado à mobilidade urbana e ao bem estar do morador da cidade. Há de chegar o dia em que o teresinense tenha prazer e orgulho de andar em seu sistema de transporte público.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS