Pensar Piauí

Dias reforça importância de união entre poderes e sociedade no combate à fome

Dias prestigiou abertura da Semana Social Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos, realizada em Brasília, nesta quarta-feira (20)

Foto: Reprodução/MDSWellington Dias
Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta quarta-feira (20/3), da mesa de abertura da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No evento, o ministro destacou a integração do trabalho entre poderes e sociedade como ponto decisivo para atender as famílias em vulnerabilidade.

O encontro integra o chamado “mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”, promovido na SSB. Por meio do diálogo sobre questões de diferentes áreas, como econômicas e ambientais, as atividades têm como objetivo consolidar ações com impacto social de forma coletiva, com pastorais sociais, igrejas cristãs, movimentos populares e sindicatos, entre outros, respeitando a pluralidade cultural e étnica do Brasil.

“Esses são dias de reflexão sobre a missão de todos. Para melhorar a vida das pessoas, nós precisamos unir forças. O Brasil que estamos reconstruindo garante dignidade para todas as famílias, desde comida na mesa à qualificação profissional. É com ações como essas, promovidas pelas organizações aqui presentes, que vamos juntos tirar o país do Mapa da Fome”, declarou Wellington Dias.

Durante o evento, que se estende até a próxima sexta-feira (22/3), será desenvolvido o projeto popular “O Brasil que Queremos: o Bem Viver dos Povos”. As Semanas Sociais Brasileiras são mobilizadas pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também participaram da mesa de abertura da SSB, o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, o secretário de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, além de lideranças da igreja católica.

Integração

No mês passado, o ministro Wellington Dias teve audiência com o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, em que ambos trocaram experiências sobre o trabalho com pessoas em vulnerabilidade. A reunião teve o objetivo de avançar em parceria entre as entidades e o poder público, com objetivo de aproveitar a capilaridade das igrejas e disseminar informações sobre programas ações do Governo Federal.

Com informações do MDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS