Pensar Piauí

Programa garante segurança alimentar e geração de renda para jovens negros

Iniciativa busca redução da violência letal e de outras vulnerabilidades sociais que afetam majoritariamente a juventude negra no País

Foto: Roberta AlinePrograma garante segurança alimentar e geração de renda para jovens negros
Programa garante segurança alimentar e geração de renda para jovens negros

O maior pacote de políticas públicas para juventude negra da história do país foi lançado pelo Governo Federal nesta quinta-feira (21/03), em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros de Estado. O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) abrange 217 ações e 43 metas específicas, incluindo a interação de 18 ministérios.

Encabeçado pelo Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria-Geral da Presidência da República, a iniciativa tem investimento de R$ 655 milhões. O montante, considerando ações que englobam a juventude negra, mas não exclusivas para este público, ultrapassa R$ 1,5 bilhão.

Durante o evento, o presidente Lula foi enfático ao defender não ser possível “assistir apáticos ao extermínio da juventude negra do País”.  “Queremos um país com mais justiça social, menos desigualdades e nenhum tipo de discriminação. O racismo e suas consequências perversas, que nossa sociedade resiste tanto a conhecer, se revelam todos os dias nos mais diversos ambientes”, afirmou.

A redução da violência letal e de outras vulnerabilidades sociais que afetam majoritariamente a juventude negra no país é o principal objetivo do pacote. Para isso, serão construídas e executadas ações transversais das diversas áreas do governo, com programas integrados dos ministérios.

Para o  titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias,o crescimento da juventude é o do país. “Queremos cuidar da juventude do nosso país e olhando, como quem cuida, com suas particularidades, necessidades e sonhos e dar as mãos para superar e crescer”, comentou. “O MDS está junto desde a segurança alimentar até a primeira renda. É apoiar para, pela prioridade da educação, profissionalização, alcançar emprego, empreendedorismo ou talento. Sim, talento. Quantos artistas ou atletas precisam do apoio?”, questionou o ministro.

Em parceria com o MDS, na área de qualificação para emprego e empreendedorismo, está o Ministério do Trabalho e Emprego. “São 500 qualificações para a área do desenvolvimento tecnológico, com a Amazon até 2026, já em andamento nas cidades de Recife (PE) e Juiz de Fora (MG)”, exemplificou. “Também será disponibilizado o Fundo Garantidor Social e linhas de crédito que não precisam de garantia ou avalista, com taxas e prazos adequados e assistência técnica para o público do Bolsa Família e Cadastro Único empreender”, completou Wellington.

Ricardo Andrade, representante da juventude negra de terreiro, considera que o lançamento desse pacote é a realização de um sonho coletivo. “A juventude negra desse país, que tem sido interrompida nas nossas periferias, encontra, nesse momento, o suporte institucional em que o conjunto da máquina pública se coloca à disposição dessa luta”, afirmou. “É um sonho que foi sonhado por muitos e muitas. A manutenção da vida é a primeira política a ser implementada”, ponderou.

As metas estão divididas nos eixos de saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios.

Participação social

O pacote é fruto da reinvindicação de movimentos negros em todo o Brasil e foi construído coletivamente com a juventude negra durante a etapa das caravanas participativas. A ação passou pelos 26 estados e o Distrito Federal realizando uma escuta ativa às principais demandas apresentadas.

“A juventude negra é quem mais morre nas periferias das cidades, são as maiores vítimas de assédio e da violência. Então hoje é o encontro do presidente Lula com os compromissos que assumiu com a juventude do Brasil, com o amor que ele tem pela juventude”, avaliou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a herança dessas políticas. “Eu quero falar da gente vivo, chegando, protagonizando, fazendo a diferença porque é o que a gente pode fazer. Vocês, jovens, são o futuro desse país e a gente conta com vocês. Então, para além de todo o investimento, hoje o presidente está deixando um legado. O legado da educação, do combate à violência, da saúde e de empregabilidade, que dá direito a sonhos”, expôs.

Os governos do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás e Piauí já aderiram ao PJNV. Representando o Amapá, o governador Clécio Luís Vilhena relata o que já vem sendo executado. “Lá no Amapá, nós percorremos todos os municípios em caravana, ajudando a construir o plano juventude negra viva e estamos aqui para ajudar a fazer um enfrentamento digno da violência, pela educação, pela cultura, pelo esporte e pelo empreendedorismo”, manifestou.

Com informações do MDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS