Pensar Piauí

Casa de Zabelê apresenta espetáculo ‘Tambor’ em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Para assistir ao espetáculo, basta ir no dia da apresentação até o Theatro 4 de Setembro

Foto: ReproduçãoCasa de Zabelê apresenta espetáculo ‘Tambor’ em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Casa de Zabelê apresenta espetáculo ‘Tambor’ em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março, a Casa de Zabelê e o Theatro 4 de Setembro irão homenagear todas as mulheres de Teresina com o espetáculo “Tambor”. Com a direção e coreografia assinadas pela coreografa Débora Lopes, da Casa de Zabelê (ASA), o evento terá início às 18h com apresentações que mergulham na dança afro-brasileira contemporânea, destacando a beleza, potência, sabedoria e leveza da mulher preta, além da promoção da cidadania e da emancipação dos assistidos pela instituição.

Temáticas como diáspora, autoestima, ancestralidade, comunidade, espiritualidade, escravização da população preta, linguagem e diversidade serão abordados por meio de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras.

Na direção das apresentações, Débora Lopes conta que o espetáculo ‘Tambor’ tem na sua dramaturgia danças afro-brasileiras contemporâneas. “A história da tribo tambor se passa em uma aldeia de afetos e acolhimento onde dançam crianças, adolescentes, jovens e adultos em uma mesma sintonia”, destacou a professora.

Para a educanda Amanda Alves, participar do espetáculo significa celebrar a força e a expressão da mulher negra, através da dança com coreografias envolventes e poderosas. Segundo ela, o núcleo de dança da Casa de Zabelê traz à tona a energia e a beleza da cultura afro-brasileira, destacando a importância da representatividade e valorização das mulheres na sociedade.

“No papel que interpreto, tenho a honra de dar vida a essa narrativa e mostrar a força e a resistência que permeiam a história dessas mulheres. A preparação para esse papel tem sido intensa, mergulhando na pesquisa da cultura afro-brasileira e na busca pela expressão autêntica desse legado”, disse.

Evellyn Raniele, integrante do núcleo de dança da Zabelê, revela que ser mulher é uma tarefa muito difícil. E que ser mulher e negra, em uma sociedade marcada pelo racismo e pela desigualdade acaba sendo ainda mais difícil. “Quantas mulheres negras mudaram a história do mundo, transformando a realidade a sua volta. É por isso que me sinto extremamente feliz e realizada em realizar um espetáculo que mostra a força e a garra dessas mulheres”, finalizou.

Para assistir ao espetáculo, basta ir no dia da apresentação até o Theatro 4 de Setembro, localizado no Centro de Teresina, levando um pacote de absorvente, que depois será distribuído para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Todos são convidados a participar.

 Com informações da Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS