Pensar Piauí

Casa da Mulher Brasileira será inaugurada em Teresina

O espaço será inaugurado no próximo dia 8 de maio, com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Foto: Reprodução/governo federalCasa da Mulher Brasileira
Casa da Mulher Brasileira

A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, a gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, e representantes da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) visitaram, nesta segunda-feira (26), as obras da Casa da Mulher Brasileira em Teresina, para definir os últimos detalhes da inauguração marcada para o próximo dia 08 de maio.

O espaço localizado na Rua Primeiro de Novembro, bairro Primavera, na zona norte capital, representa um avanço na luta contra a violência de gênero. O projeto, que aprimora a Lei Maria da Penha, busca oferecer um atendimento completo e especializado às mulheres em situação de violência, em um único espaço.

O diferencial da Casa é a reunião de todos esses serviços no mesmo local, eliminando a burocracia e facilitando o acesso. O local funcionará 24 horas por dia, incluindo fins de semana, com uma gestão compartilhada envolvendo serviços nas áreas da segurança e justiça.

A Casa da Mulher Brasileira conta com uma estrutura de 1.450 metros quadrados, em fase final de conclusão, com a entrega dos móveis prevista para o dia 4 de maio. A inauguração contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. 

A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, destaca a perspectiva de um atendimento humanizado e acolhedor da Casa, onde a mulher será assistida por profissionais especializadas.

“O ambiente inclui serviços como Delegacia Especializada, Juizados Especiais, Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda. Ao buscar atendimento, a mulher será assistida por uma profissional especializada, tendo a opção de registrar um boletim de ocorrência ou solicitar medidas protetivas no mesmo espaço, garantindo autonomia em suas decisões”, explica a coordenadora.

Foto: Reprodução/SEMPIVisita a obra da Casa da Mulher Brasileira
Visita a obra da Casa da Mulher Brasileira

A diretora de Gestão de Eventos Estratégicos da Secretaria de Governo do Estado do Piauí, Natália Vasconcelos, destaca a participação do governo na concretização desse espaço. “O Governo do Estado colabora com tudo que for necessário para que a inauguração aconteça com qualidade e para que possamos receber as autoridades e mostrar para eles a força do Piauí no atendimento a essas mulheres”, afirmou a gestora. 

A Casa da Mulher Brasileira surge como um avanço na busca por um atendimento mais eficaz e integrado, reforçando o compromisso do Piauí em enfrentar e combater a violência contra a mulher.

Com informações da CCOM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS