Nas primeiras horas de hoje, Teresina foi brindada com a apresentação do grupo de samba Demônios da Garoa. Vamos à própria definição do grupo disponibilizada em sua página na internet: “ ‘Demônios da Garoa’ lenda viva da música brasileira, tem a “cara” de São Paulo, mas para isso, foi necessário encontrar um estilo, uma marca muito própria, a forma original de interpretar com humor o falar do cotidiano do povo paulista, que, hoje, todo mundo conhece através de mais de sete décadas da carreira deste surpreendente e animado grupo… o Demônios da Garoa canta com especial humor, vocais e arranjos bem estruturados, e comemora mais de 70 anos de carreira, com estilo, provocando em cada apresentação, um entusiasmo singular na platéia. Agradam desde os mais antigos que acompanham a carreira, até os mais novos fãs, que descobriram a alegria e a personalidade marcante do Grupo, com suas vozes inconfundíveis.” O pensarpiaui entrevistou Sérgio Rosa e Ricardinho, integrantes do Demônios da Garoa. Confira:

pensarpiaui – O samba tem origens na Bahia, consolidou-se no Rio de Janeiro, mas é o Demônios da Garoa, de São Paulo, o conjunto de samba mais antigo do Brasil. Como conseguir essa proeza na terra que já foi chamada de “Túmulo do Samba”, por Vinícius de Morais?
demônios da garoa (sérgio rosa):Bem, primeiro não tem nenhuma gravação, nenhum registro, nenhum papel escrito pelo Vinicius de Morais que ele tenha dito isto, que ele tenha pronunciado isto. Para nós do Demônios da Garoa, isto aí é formação de mídia para sei lá …colocar alguma coisa no ar. Para nós não tem essa diferença, não nos consideramos o túmulo do samba.

pensarpiaui – Não há uma disputa Rio / São Paulo?
demônios da garoa (sérgio rosa): Não, não!  O Demônios da Garoa foi o único grupo brasileiro a ir lá no Rio de Janeiro e ganhar o 4º centenário do carnaval do Rio de Janeiro, com o Trem das Onze. Para nós, não tem essa rivalidade. O Demônios da Garoa deve muito ao Rio de Janeiro, porque foi lá que estourou o grande sucesso – do Rio de Janeiro para o mundo. Não existe essa rivalidade. Existe o pessoal que fala “samba paulista”, “samba carioca”. Como você falou o samba nasceu na Bahia, tem o baiano, tem o gaúcho, tem o mato-grossense. Samba é samba em qualquer lugar.

pensarpiaui – Em 1949, o Demônios da Garoa participa das gravações de O Cangaceiro – um dos mais premiados filmes brasileiros. Daí impulsiona-se o sucesso. Como um grupo tão paulistano, vê o seu início marcado por uma obra de outra cultura regional?
demônios da garoa (sérgio rosa): O filme O Cangaceiro foi gravado no estúdios da Vera Cruz em São Paulo. O Demônios da Garoa era um grupo vocal que estava começando naquela época. O pessoal que fazia a trilha sonora do filme O Cangaceiro, era funcionário da Radio Record. Todos foram contratados para fazer a trilha sonora e o Demônios da Garoa, como fazia parte do “casting” da Record, foi escolhido para participar do filme O Cangaceiro.

pensarpiaui – Trem das Onze é reconhecida como a música símbolo de São Paulo. Mas é cantada em qualquer recanto do Brasil – inclusive aqui no Piauí. O que é para o músico do Demônios sentir sua música na boca de todo o povo brasileiro?
demônios da garoa (sérgio rosa): (pausa…. Sérgio Rosa demonstra emoção) Ah! Eu acho que é a coisa……como o Isael sempre diz, o Demônios da Garoa é um grupo musical que se tornou um grupo do povo. O Demônios da Garoa não é paulista, não é de São Paulo. É radicado em São Paulo. Mas é um grupo musical que tem suas raízes fincadas em qualquer canto do nosso pais. Temos admiradores, inclusive aqui no Piauí, gente que admira o trabalho do Demônios da Garoa. Que cantam as nossas músicas. É levar com carinho, é levar com amor tudo aquilo que faz. Com vontade.

pensarpiaui – Qual o futuro do Demônios da Garoa?
demônios da garoa (ricardinho):Bem, espero em Deus e em nossos fãs que seja exatamente como é hoje. Porque é um grupo que se mantem a tantos anos, com as mesmas características, com as mesmas tradições, tanto vocal, como vestimenta, como o jeito gaiato de interpretar. È uma coisa que passa de pai para filho. O grupo foi fundado pelo meu avô, Arnaldo Rosa, em 1943. Eu tenho o privilégio de trabalhar ao lado de meu pai, dos meus companheiros, então, é muito gratificante você ver que no nosso público também se renova. A gente consegue ver o pai, o avô e o neto, os 3 se emocionando e cantando nosso repertório. Esta é a principal mensagem: manter o que está dando certo   e agregar cada vez mais novos fãs sem ferir a tradição

pensarpiaui – Para finalizar uma palavrinha sobre Adoniran Barbosa
demônios da garoa (sérgio rosa): Gênio. Essência do samba paulistano.

Sobre a frase, “São Paulo é o túmulo do samba”, de Vinicius de Morais, pensarpiaui recomenda a audiência ao link

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here