Pensar Piauí

Aluno da rede pública vence o preconceito e realiza sonho na escola de balé Bolshoi

Aluno da rede pública vence o preconceito e realiza sonho na escola de balé Bolshoi

Foto: GoogleJoão Sousa Aos 10 anos, no Balé Bolshoi
João Sousa Aos 10 anos, no Balé Bolshoi
O sonho de dançar em grandes palcos despontou ainda muito cedo na vida de João Sousa. Aos 10 anos o jovem teresinense já sabia o que queria para a sua vida. A oportunidade do sonho virar realidade aconteceu há quatro anos, quando ainda estudante da rede pública estadual de ensino participou de uma seleção e foi aprovado para estudar na escola de balé Bolshoi, localizada em Joinville (SC). "Sempre gostei da dança, em especial do balé, mas tinha medo do preconceito. Além disso, era difícil me imaginar fora do Piauí. Eu era apenas um estudante da escola pública, filho de doméstica. Essa oportunidade mudou totalmente a minha vida e para melhor. Eu venci o preconceito e estou vivendo um sonho!, conta João.
Para a mãe do João, Antonia Sandra, não foi fácil ver o filho ainda criança saindo de casa, mas segundo ela, tudo valeu a pena. "Ver o filho realizando um sonho é gratificante para uma mãe, vale a pena cada dia de saudade".
De acordo com Amparo Veloso, coordenadora da Gerência de Inclusão e Diversidade da Seduc, não só o João, mas outros estudantes da rede pública têm essa oportunidade por meio de um convênio entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina, que possibilita aos alunos de escolas públicas obtenção de uma bolsa de estudos em curso profissionalizante na Escola Bolshoi. A rede pública de ensino seleciona anualmente crianças com idade entre 9 e 11 anos para a participarem do programa. Em Joinville, os estudantes são acolhidos por uma mãe social e ficam hospedados na "Casa do Piauí", onde além de terem garantido o acesso ao ensino regular, recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica.
Atualmente, sete alunos fazem parte do grupo. Eles estão em Teresina para passar férias, são duas por ano, uma em julho e outra em dezembro, período em que retornam para o Estado e passam 15 dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS