A entrevista da semana do pensarpiaui é com a professora e historiadora Claudete Dias.

Ela foi convidada para ajudar na reflexão sobre os dias atuais, os momentos vividos pelo Brasil e pelo Piauí neste início de 2019.

“Estupefada”, assim Claudete se diz em relação à sociedade brasileira que não exerce cidadania. Ela cita os jovens atletas do Flamengo submetidos a uma grave situação, como exemplo. “Os próprios atletas do Flamengo se submetiam àquele tratamento. As famílias não tinham cidadania suficiente para reivindicar condições de vida melhor para os filhos que lá deixavam”.

Antiga militante petista e fundadora do Partido, classifica Bolsonaro como um político da pior espécie. Apesar de fundadora do PT afastou-se de lá por conta das clássicas divisões internas. Reconhece muitos acertos no governo petista mas afirma que um dos grandes erros do PT foi ter cooptado os movimentos sociais e que isso contribuiu sobremaneira para o atual quadro em que se encontra o Brasil hoje.

Claudete falou muito mais. Abordou aspectos do crime da empresa Vale, em Brumadinho, Minas Gerais. Falou de processos de educação e violência no Piauí, das marcas do regime escravocrata e de fatores identitários do Piauí.

OBS: o pensarpiaui se deculpa com sua audiência por um problema técnico. O microfone do entrevistador sofreu uma interferência o que distorceu a qualidade do som. Por outro lado, o microfone da professora Claudete Dias funcionou perfeitamente o que nos possibilita aproveitar a totalidade do belo conteúdo de suas explanações.  

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here